Vistos

Antes de embarcar para a viagem dos seus sonhos, é muito importante ter conhecimento sobre qual tipo de visto será necessário requisitar para realizar o seu objetivo final, seja ele: fazer turismo, estudar, trabalhar ou viver permanente no país. Para cada caso, existe um diferente processo e documentação necessária.

A Nova Zelândia tem diversos tipos de vistos, um deles será o ideal para você. Nossa empresa tem parceria com a Immigration Adviser na Nova Zelândia e com Despachante no Brasil, fazendo que seu processo seja realizado de forma profissional e segura.

Visto para Turista

O visto de turista normalmente tem duração de 3 meses, podendo durar até 9 meses. Ele permite ao viajante conhecer e explorar as belezas do país, praticar esportes e ainda estudar por até 12 semanas. Para os brasileiros, esse tipo de visto é dado na chegada ao aeroporto da Nova Zelândia, não há necessidade de fazer um processo de visto antes da sua viagem.

Para saber mais informações e recomendações sobre esse tipo de visto, consulte a página do Departamento de Imigração da Nova Zelândia.

Visto para Estudante

Existem diferentes categorias dentro do visto de estudante. Em geral, o visto de estudante serve para pessoas que querem estudar por mais de 3 meses no país. Na maioria dos casos, o estudante tem permissão para trabalhar meia jornada, o que em termos práticos significa 20 horas semanais.

A duração de um visto de estudante é a mesma duração do tempo do curso escolhido. Existem cursos que permitem o estudante a ser elegível à um visto de trabalho após a graduação do seu curso. Essa opção, muitas vezes, é o primeiro passo para a sonhada residência na Nova Zelândia.

Post Study Visa

Se o seu plano é estudar e por em prática os conhecimentos adquiridos trabalhando na Nova Zelândia após o término do seu curso, ou se você planeja se tornar um residente em terras neozelandesas, então você precisa saber como fazer isso através da obtenção de uma formação educacional no país.
O primeiro passo para isso é escolher um curso técnico com ajuda e orientação dos consultores da Think NZ, pois esse curso precisa ter algumas características específicas, além de estar vinculado a lista de profissões em demanda na Nova Zelândia. Normalmente esse curso tem duração de 1 ano, mas existem também opções mais longas. Após o término desse curso, o estudante passar a ser elegível ao visto de “Post-Study Work Visa”. Essa opção de visto está subdividida em outras duas opções, que são:“Post-study work visa” (visto aberto)

Este visto te dará até 12 meses para conseguir um emprego na área relacionada aos seus estudos. Nesse período, você tem permissão para trabalhar em empregos de qualquer área para se manter e ganhar experiência no país.

“Post-study work visa” (visto através do empregador)
Este visto permite que você permaneça na Nova Zelândia para obter experiência de trabalho por mais dois anos, (ou até três anos, em alguns casos) após a graduação. Ele será concedido para atuação em um trabalho específico e sua permanência no país estará atrelada a um determinado empregador.

Visto para Trabalho

Existem alguns tipos de visto de trabalho na Nova Zelândia. O mais comum está vinculado ao estudo e formação profissional no país. Existem cursos profissionalizantes que permitem ao estudante trabalhar por um ano após a sua formação, esse prazo pode ainda ser estendido por mais dois anos.

Atualmente, o país oferece diferentes tipos de vistos de trabalho, inclusive, alguns deles podem levar à residência.

Study Visa

O visto de estudante permite que alunos que estão fazendo cursos por um período maior de 14 semanas na Nova Zelândia possam trabalhar por até 20hs semanais (meio período) enquanto estudam.

Post Study Visa

Este visto permite que um estudante que tenha acabado seus estudos na Nova Zelândia, possa permanecer por mais 3 anos após a conclusão do seu curso, podendo trabalhar por período integral.

​Skilled Migrant Visa

Se você tem qualificações ou experiência nas áreas que a Nova Zelândia mais precisa, você pode estar apto à aplicar o visto de residente sob a “Skilled Migrant Category”. Também é preciso comprovar idade, exigências de saúde e caráter, e proficiência na língua inglesa através de testes como o IELTS.

Working Holiday Visa

O Working Holiday Visa caracteriza-se principalmente pelo fato do viajante não ter compromisso de trabalho nem de estudo durante o período de 1 ano na Nova Zelândia. O número de vagas anuais para esse visto são limitadas e as inscrições são abertas e encerradas em um único dia do ano, portanto são bastante disputadas. Alguns dos requisitos básicos para obtenção desse visto é ter entre 18 e 30 anos, apresentar uma passagem aérea de retorno ao país de origem após o período do visto, atender aos requisitos de saúde e apresentar suporte financeiro de NZ$ 4.200 (dólares neozelandeses). Além disso, o candidato tem que ser de um país que possua acordo com a Nova Zelândia para obtenção desse visto. Alguns desses países são: Argentina, Brasil, Chile, México, Peru, Uruguai, Espanha, Itália, entre outros.

​Work To Residency Visa

Existem dois tipos de visto “Work to Residency” que permitem que você trabalhe na Nova Zelândia por 24 meses e após esse período, é possível aplicar o visto de residente.

1. Long Term Skill Shortage Se você tiver uma oferta de trabalho numa posição permanente ou de longo prazo em uma profissão da “Skill Shortage List de longo prazo” e ainda, possuir qualificações e experiências compatíveis, você pode aplicar o visto “Work Visa to Residency”. Para isso, você precisa atender aos requisitos de idade, saúde e caráter.

2. Empregador Credenciado Se você tem uma oferta de trabalho de longo prazo ou permanente de um empregador autorizado pela Imigração da Nova Zelândia, você pode aplicar esse visto. É necessário atender aos requisitos de idade, saúde e caráter. Neste caso, sua oferta de emprego também terá de cumprir determinados requisitos.

Visto para a Família

A Nova Zelândia oferece uma gama de opções de visto para os cônjuges/parceiros e filhos. Uma vez cumpridas as exigências feitas pelo Departamento de Imigração da Nova Zelândia, você estará apto à entrar com o pedido de visto para seus familiares através de “Partnership Visa”,  que pode ser um visto temporário (“Visitor” ou “Work Visa”) ou de residência.

Exigências feitas pelo Departamento de Imigração da Nova Zelândia:

  • Sua parceria tem de ser genuína e estável
  • Você deve estar vivendo com o seu cônjuge/parceiro
  • Você deve atender aos requisitos de saúde e caráter
  • Seu cônjuge/parceiro deve ser elegível para esse pedido de visto (em alguns casos de visto de Estudante ou Trabalho)

Visto de Residência

A Nova Zelândia utiliza um sistema baseado em pontos para avaliar pedidos de residência e cidadania. Você precisa obter o mínimo de 160 pontos para poder apresentar uma “Manifestação de Interesse” à Imigração. Sua aplicação pode ser selecionada para a residência se você marcar pelo menos 160 pontos, ou se você tiver uma oferta de emprego válida em uma área de demanda do país. O visto de residência permanente te concederá o direito a viver, estudar e trabalhar na Nova Zelândia, por tempo indeterminado, incluindo seus familiares (parceiro e/ou filhos).

 Existem requisitos específicos listados para cada uma dessas categorias, e além desses, cada pessoa que solicita residência (que inclui companheiros e filhos dependentes) também deve atender aos requisitos de saúde e caráter.

Após aquisição do visto de residência, você pode decidir se tornar um cidadão neozelandês. Esse elo de compromisso com o país, a “Cidadania” lhe dará uma série de benefícios, entre eles: o direito de viajar livremente ao exterior e voltar com um passaporte da Nova Zelândia, o pleno acesso aos direitos econômicos, à rede de saúde pública, à bolsas de estudo e benefícios que são reservados aos neozelandeses.

De modo geral, os requisitos para a Cidadania são:

  • Comprovação dos planos para continuar vivendo na Nova Zelândia;
  • Comprovação do status de residência por cinco anos antes de aplicar;
  • Comprovar proficiência na língua inglesa (através do IELTS test);
  • Provas de caráter idôneo: se você houver cometido infracções de trânsito, fraude ou tem alguma condenação, sua aplicação poderá ser afetada;
  • Conhecimento sobre as responsabilidades que estão atribuídas aos deveres do cidadão da Nova Zelândia.

Visto para Investidor

Investor Visa

Se você planeja investir um mínimo de NZ$ 1,5 milhões de dólares neozelandeses, ao longo de um período de quatro anos, o “Investor Visa” (Investidor Categoria 2) é uma ótima opção para você obter residência na Nova Zelândia. Ou, se você considera investir NZ$ 10 milhões de dólares neozelandeses ou mais, o “Investor Plus Visa” (Investidor Categoria 1) é uma opção melhor ainda de visto.

 Para a obtenção desse tipo de visto é necessário comprovar um plano de investimentos na Nova Zelândia, ter até 65 anos de idade, proficiência em Inglês comprovada, permanecer por pelo menos 146 dias no país em cada um dos últimos três anos do período de investimento (do total de quatro) e apresentar as exigências de saúde e caráter.

Entrepreneur Visa

Se você é um empresário experiente interessado em abrir seu próprio negócio ou trabalhar por conta própria na Nova Zelândia, isso é totalmente possível. Você pode aplicar ao “Entrepreneur Work Visa”, que lhe permitirá movimentar-se pela Nova Zelândia, comprar ou estabelecer negócios. Depois de seis meses, você pode obter um visto de residência através do “Entrepreneur Residence Category”.

Os requisitos para esse tipo de visto são:

  • Investimento de capital mínimo de NZ$ 100.000 (excluindo o capital de giro)
  • Ter no mínimo 120 pontos válidos pelo sistema de pontuação para vistos no momento da aplicação*
  • Plano de negócios com claras chances de sucesso
  • Ficha recente limpa de histórico de falência, falha de negócio e fraude
  • Apresentar exigências de saúde, caráter e de Inglês

* Confira os critérios para pontuação clicando aqui!

Entre em contato com a Think New

Se você está buscando uma oportunidade para estudar, trabalhar ou viver na Nova Zelândia mas ficou com alguma dúvida, nos envie uma mensagem, teremos prazer em responder.